Como evitar ataques cibernéticos em empresas pequenas

Como evitar ataques cibernéticos em empresas pequenas
Como evitar ataques cibernéticos em empresas pequenas - Pixabay

Navegue pelo conteúdo

Ao contrário do que muitos podem pensar, invasões cibernéticas constantemente atingem pequenas e médias empresas mundialmente, e, no Brasil, não seria diferente. 

No ranking mundial de países alvos dos ataques cibernéticos, o país está em segundo lugar. Somado a isso, os dados apontam que ao menos 47% das empresas pequenas no Brasil receberam ataques em 2022. Em 2021, 82% dos ataques de ransomware foram contra empresas com menos de 1000 funcionários e 37% das empresas vítimas tinham menos de 100.

Isso ocorre porque, devido à facilidade de acesso às informações disponibilizadas pela internet, muitos criminosos acabam selecionando alvos com menor proteção, ou seja, que não investem veementemente em segurança digital, o que é extremamente necessário para não haver problemas graves no futuro.

O que são ciberataques?

Esses ataques, realizados por criminosos ou grupos de hackers, consistem na invasão de sistemas, redes, dispositivos e dados de computadores em geral. O principal objetivo é colocar em risco a integridade, confidencialidade e disponibilidade de dados de sistemas computacionais e com isso, afetar a operação de empresas, como hotéis, aeroportos e pequenos escritórios.

Um bom exemplo de ciberataque é o phishing, onde os criminosos enviam e-mails falsos a fim de receber informações privilegiadas como senhas ou dados bancários, gerando, inclusive, prejuízos financeiros altos para as vítimas. Outros golpes que podem afetar sua empresa são: sequestro de dados, golpes de QR Code e Links, roubo de dados de cartão de crédito e outras informações valiosas como dados pessoais de clientes.

Como esses ataques afetam as pequenas empresas?

Um aspecto perigoso diz respeito às operações comerciais normais de uma empresa pequena, são usualmente interrompidas como resultado de ataques cibernéticos. A consequência mais comum é a perda de receita devido à incapacidade de atender os clientes e interrupção do processo de pedidos ou perda de acesso ao sistema.

É importante ressaltar que a recuperação de um ciberataque é muito demorada, pois pode envolver transações financeiras, a contratação de especialistas em segurança cibernética e o investimento em maior segurança. 

Sabemos que as pequenas empresas muitas vezes dependem de uma reputação positiva para atrair e reter clientes. Portanto, um ataque cibernético que mostre informações confidenciais ou resulte na perda de dados de clientes pode prejudicar seriamente a saúde de uma empresa por tempo indeterminado.

Como prevenir ataques cibernéticos na sua empresa?

A prevenção de ataques cibernéticos ou empresas é um desafio contínuo. Mas, felizmente, podem ser implementadas medidas abrangentes de cibersegurança para reduzir significativamente o potencial de incidentes.

Todos os funcionários devem receber treinamento sobre ameaças cibernéticas, práticas seguras e necessidade de segurança cibernética. A primeira linha de proteção é a conscientização sobre segurança. Afinal, pelo menos 90% dos ataques provém de erro humano, a exemplo: manter senhas fracas, não realizar atualizações de segurança ou backup e o descuido com o phishing.

Além disso, você deve desenvolver e implementar uma política de segurança cibernética clara e abrangente que se aplique a todos os funcionários e unidades da sua empresa. Certifique-se de que todos entendam e sigam essas políticas.

Consequentemente, a adoção de medidas abrangentes de segurança cibernética, incluindo a instalação de software de segurança, a criação de regras de segurança de dados, o fornecimento de treinamento de conscientização de segurança aos funcionários e a criação de backups são essenciais para proteger sua pequena empresa contra ataques cibernéticos.

Investir em segurança digital é primordial atualmente

Outra motivação para reforçar a segurança é a frequência crescente de violações de dados e exposição de informações pessoais. Isto pode prejudicar a reputação de uma empresa e ter sérias implicações financeiras e jurídicas.

Os ataques cibernéticos podem causar perdas financeiras significativas. As receitas podem ser afetadas por interrupções operacionais, custos de recuperação e multas regulatórias. Portanto, fortalecer a segurança dos computadores empresariais e pessoais tornou-se cada vez mais importante.

Compartilhe

Deixe seu comentário