Em alguns segmentos, como o na construção civil e indústrias em geral, o abastecimento de energia elétrica é primordial para a continuidade e efetividade da produção diária. É nesse contexto que o gerador estacionário surge. Já que, esse equipamento fica responsável por sustentar as operações em momentos de interrupção ou suspensão da energia.
Seja em canteiros de obras, fábricas ou instalações industriais, a presença desses equipamentos confere uma camada de segurança energética que não apenas mantém as atividades em pleno funcionamento, mas também protege contra prejuízos financeiros e perda de tempo.
Por isso, exploraremos nesse artigo a importância dos geradores estacionários para o fornecimento de energia integral a indústrias e obras, além, é claro, de destacar os benefícios dessa escolha e porque é imprescindível ter um plano de contingência na sua empresa.
O que é um gerador estacionário?
Sendo mais precisos, os geradores estacionários são demandados em sua maioria por indústrias, por serem espaços que necessitam de uma maior quantidade de abastecimento. Mas, em obras de grande porte também são necessários para facilitar as operações.
A principal característica deste equipamento é a quantidade de energia a ser transmitida. Essa transmissão é calculada a partir do dimensionamento do espaço e da quantidade de tempo que a concessionária poderá demorar para estabelecer o abastecimento tradicional.
Desta forma, diversos estudos e ferramentas são incorporados na etapa anterior à instalação de grupo de geradores a fim de definir a potência necessária para cada empresa, local de instalação, tempo de locação, entre outros aspectos de acordo com cada demanda.
Qual a importância desse equipamento para sua empresa?
A necessidade de considerar a locação de geradores estacionários para obras ou indústrias abrange diversos aspectos diversos a continuidade das operações essenciais desses ambientes. Veja a seguir alguns exemplos mais comuns:
- Continuidade operacional: No caso de falha do fornecimento de energia elétrica, os geradores permitem que as empresas continuem em pleno funcionamento, evitando a perda de dados, preservar a segurança e proteger equipamentos sensíveis.
- Segurança financeira: a interrupção no fornecimento de energia tradicional sem a presença de outras fontes de energia elétrica, como os geradores, pode resultar em perdas financeiras significativas. Não só pela paralisação na produção, mas também pela deterioração de produtos perecíveis, perda de transações comerciais ou até pelo custo de reparação de equipamentos danificados.
- Conformidade regulatória: Para alguns segmentos, é obrigatório por lei a continuidade do fornecimento de energia. Dessa forma, os geradores ajudam a cumprir esses requisitos e garantem que as empresas estejam preparadas para enfrentar situações adversas.
Por que ter um plano de contingência em casos de emergências?
Considerar eventualidades como a interrupção de fornecimento de energia, desastres naturais ou incidentes de segurança, desenvolvendo estratégias de respostas eficientes, como a locação e instalação dos geradores de energia, permite a constante proteção de recursos e ativos e, principalmente, evita prejuízos financeiros e na produção.
Ou seja, adotar medidas preventivas a partir da elaboração de planos de contingência resulta na demonstração de maior compromisso com a segurança e sustentabilidade da operação da sua empresa. O que fortalece a resiliência diante tais situações e promove uma cultura organizacional voltada à prevenção e gestão de riscos.