A pandemia está afetando o rendimento dos candidatos do ENEM 2020?

A pandemia provocada pelo corona vírus vem dificultando diversas áreas e atividades do cotidiano, e uma delas é o ensino. Com a necessidade do isolamento social e a paralisação de alguns serviços escolas foram fechadas e passaram a oferecerem aulas de maneira remota para suprir a necessidade dos alunos e cumprir assim o calendário de ensino.

Mesmo com o ensino a distância através da forma remota para não atrasar o cronograma e nem prejudicar os alunos o rendimento vem apresentando uma caída e o aprendizado não vem sendo um dos melhores. Por o ensino ser feito a distância e os alunos estarem em casa existem muitas distrações que acabam tirando a atenção da aula e o celular sempre a disposição se transforma em um grande vilão.

Pandemia e vestibular

Alunos no último ano do ensino médio e alguns do penúltimo ano se preparam para a realização do vestibular como prova oficial e alguns para ter a experiência, assim como todos os anos acontece, mas o ano de 2020 trouxe surpreses bem diferentes e inesperadas que viraram de cabeça para baixo o ano letivo e a experiência de muitos alunos.

Devido ao período de interrupção de aula que houve e ainda o ensino remoto muitos alunos foram prejudicados e sentiram uma grande dificuldade nos estudos e na preparação para o vestibular. Mesmo com o adiamento da prova e com programas de estudos focados para a prova os jovens se sentem despreparados para a realização de um dos exames considerados um dos mais importantes de suas vidas.

Principais desafios enfrenados pelos alunos prestes a tentar o vestibular

Primeiramente existe todo o desafio escolar onde algumas escolas dedicam todo o ensino médio focado a realização da prova com os conteúdos dados da mesma maneira que é cobrado na prova e no último ano intensificam mais ainda para conseguirem o maior número de aprovação possível. Com o final do ensino médio e a então chegada do vestibular os alunos passam muitas vezes por uma pressão familiar, da instituição de ensino e ate de si mesmo que cobram um resultado positivo e assim a aprovação.

Passado toda a tenção da prova iniciasse o SISU, que segue um cronograma e lá jovens do Brasil todos se inscrevem para tentarem uma vaga em uma universidade publica que todos os dias têm a atualização da nota de corte dos cursos e mudança de colocação dos alunos a depender da concorrência.

A partir do cronograma do SISU 2021 informações como liberação da inscrição, divulgação de resultados e lista de espera são divulgadas para que todos os concorrentes fiquem atentos a todos os próximos passos que estão para acontecer. A edição do SISU 2021 terá novas regras e é de suma importância que todos os participantes fiquem informados sobre elas para não serem pegos de surpresa e não saírem prejudicados.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *