Ainda vale a pena tentar concursos públicos?

O ápice da carreira profissional para muitas pessoas é atuar como um concursado, isto porque este tipo de empregado dispõe de diversos benefícios atrativos. A questão: Será que ainda vale a pena tentar concursos públicos? Entenda esta e outras dúvidas a seguir:

Quem almeja melhores condições de vida, já deve ter considerado participar de um concurso público, afinal é através dele que se torna possível o sonho de benefícios como remuneração acima da média, estabilidade financeira e possibilidade de crescimento na carreira profissional.

Mas será que após a crise do coronavírus e a suspensão de diversos concursos públicos, como foi o caso do concurso da PM que seria realizado em alguns estados brasileiros, ainda vale a pena participar deste processo seletivo

Bem, em primeiro lugar é importante enfatizar que, mesmo após a quarentena e o alto índice de desemprego, o processo seletivo oficial para preencher diversas vagas continua sendo o concurso público e portanto, ainda que estes não tenham datas previstas para acontecer, decerto, precisarão acontecer.

Isto quer dizer que, embora a crise tenha evidenciado o problema do desemprego e muitos concursos tenham sido suspensos, participar dessas seleções continua sendo uma opção já que somente através deste processo seletivo são ofertadas tais vagas.

O que o concurseiro precisa ter em mente é que a realização dos concursos estarão acontecendo em menor escala e talvez um número menor de vagas esteja disponível, situação que chega a dobrar a concorrência para a maioria dos exames relacionados.

É necessário considerar ainda a mudança de área para o caso de concursos. Mesmo que com um número reduzido, as provas estarão sendo realizadas e alguns órgãos públicos já divulgaram o número de vagas disponíveis para determinadas áreas em algumas regiões.

Quem quer atuar no mercado como concurseiro atualmente precisa então estar a par de duas realidades: a de maior concorrência e a de flexionabilidade em relação a área concorrida.

E apesar do cenário de emprego, inclusive para os cargos públicos, tenha estado instável no país, vale menciona que os benefícios previstos não foram suspensos r por isso, quem opta por concorrer às vagas pode encontrar facilidades relacionadas a aposentadoria, ao salário, às licenças e férias.

Portanto, podemos dizer que atuar como concursado continua sendo uma boa opção para o trabalhador brasileiro, entretanto, é preciso considerar pontos importantes como menor número de vagas e possíveis concursos abetos em áreas que podem não estar previstas na área de atuação do candidato.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *