Bancos privados ou públicos? Veja ONDE é melhor trabalhar!

Seguir carreira publica ou privada é uma das grandes dúvidas da maioria das pessoas que começam a pensar no ingresso no mercado de trabalho. Diante disso surge o questionamento sobre as diferenças entre elas e suas peculiaridades que muitas vezes não são informadas diretamente a população.

Salário, estabilidade, indenizações e rotina de trabalho são alguns dos pontos de maior diferença quando comparados os setores públicos com os privados. Empregos de cargos públicos oferecem um salário considerado de razoável a bom, permite uma maior estabilidade, indenizações são dadas para qualquer custo que os funcionários chegarem a ter e a rotina de trabalho é considerada mais leve. Já nos cargos privados todos esses pontos são diferentes e tudo depende do cargo que o funcionário ocupa na empresa e dos valores da empresa.

Os bancos públicos e privados quando comparados possuem suas diferenças e seus benefícios e malefícios com isso. Os públicos por serem instituições mais antigas e teoricamente tradicionais são mais rigorosas, mais fechadas a inovações e se crescer lá dentro for uma aspiração a evolução só será possível por meio de concursos públicos. Enquanto os bancos privados possuem políticas mais abertas e possibilita a evolução de um funcionário de forma interna, apenas com análise de seu desempenho.

Oportunidade de emprego para jovens ingressantes no mercado de trabalho

Cada vez mais jovens de todo o Brasil vem buscando se profissionalizar e conquistar seu primeiro emprego para então entrar no mercado de trabalho e conseguir uma maior independência, principalmente financeira.  De forma individual e em algumas instituições privadas as vagas de emprego pedem como requisito experiência mínima e devido a idade nem todos os jovens conseguem satisfazer o requisito. Diante disso e buscando implementar esses jovens no mercado para assim qualificá-los o governo federal a cada ano oferece vagas no programa Jovem Aprendiz.

Com esse programa os jovens de todo o brasil dão os primeiros passos no mercado de trabalho e adquirem conhecimentos teóricos e práticos que auxiliam para o seu desenvolvimento profissional. Além disso, é disponibilizado benéficos como auxílio alimentação, férias, vale transporte e entre outros.

Sendo um programa oferecido pelo governo federal as vagas são em instituições públicas, como é o caso das oferecidas pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica. Todos os anos eles lançam o programa onde disponibilizam cerca de 5 a 15% da quantidade de funcionários para aprendizes. No ano de 2021 não será diferente, e a busca por vagas para Jovem Aprendiz Caixa 2021 e Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2021 já é uma procura garantida para pessoas com interesse no ingresso no mercado de trabalho para sua capacitação profissional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *