Adquirir bens de alto valor como uma casa ou um carro é um sonho para muitas pessoas. A forma com que essa compra ocorrerá, no entanto, pode ser um desafio e tanto. As principais opções são a compra à vista, o financiamento ou com o consórcio.
Para os especialistas, se você é uma pessoa que não tem pressa, o consórcio é a melhor opção, pois não possui juros. Mas se a necessidade de comprar o bem é imediata, a escolha entre a carta contemplada ou financiamento fica muito mais importante.
Vamos verificar nesse blog qual opção é melhor?
O que é carta contemplada?
Carta contemplada é uma carta de crédito que o consorciado recebe ao ser contemplado no seu grupo por lance ou sorteio. Esse documento dá o direito de compra ao bem pretendido e pode ser transferido para um terceiro, que ganha imediatamente a possibilidade de utilizar esse crédito.
A carta contemplada pode ser utilizada para adquirir bens como imóveis, veículos ou serviços, dependendo do tipo de consórcio. O valor da carta é definido previamente, e o consorciado pode escolher o bem que deseja comprar dentro desse limite. Além disso, a utilização da carta contemplada não envolve juros, o que torna essa opção bastante atrativa.
E quanto ao financiamento, como funciona?
Já o financiamento é um tipo de crédito em que o banco ou instituição financeira empresta um valor ao cliente para a compra de um bem, como um carro ou uma casa, que será pago em parcelas ao longo do tempo.
No financiamento, o cliente paga juros sobre o valor emprestado, e o bem adquirido fica como garantia até que a dívida seja quitada. As parcelas mensais incluem uma parte do valor principal e os juros, e o prazo para pagamento pode variar, geralmente de 1 a 10 anos.
Em caso de inadimplência, a instituição financeira pode tomar medidas para recuperar o bem. O financiamento é uma alternativa para quem precisa do bem imediatamente e prefere pagar parceladamente, mas pode ter um custo total maior devido aos juros envolvidos.
Carta contemplada ou financiamento: qual escolher?
Escolher entre uma carta contemplada e um financiamento depende de diversos fatores pessoais e financeiros.
No caso da carta contemplada, suas principais vantagens são o não envolvimento de juros, a flexibilidade na compra e a possibilidade de transferência do documento. No entanto, com esse modelo de compra, a menos que você compre a carta de crédito contemplada, é necessário esperar pelo sorteio ou dar o lance.
Quanto ao financiamento, você tem a possibilidade de acessar o bem imediatamente, sem precisar esperar por sorteios ou lances. As condições de pagamento também podem ser flexibilizadas, contudo, o valor final pago pode ser significativamente maior devido aos juros e em caso de dificuldades financeiras, há o risco de perder o bem.
Considerações Finais
Analise suas necessidades de acordo com os critérios abaixo e faça simulações para tomar a melhor decisão para o seu caso!
- Urgência: se você precisa do bem imediatamente, o financiamento pode ser a melhor opção.
- Custo: se você pode esperar e quer economizar, a carta contemplada é mais vantajosa.
- Situação financeira: avalie sua capacidade de pagamento e os custos totais de cada opção.