Como alcançar a aprovação em medicina pelo SISU? Veja dicas!

A aprovação no SISU (Sistema de Seleção Unificada) é o objetivo de muitos jovens e adultos, jovens esses que estão acabando o ensino médio e buscam através do SISU o seu ingresso em Universidades publicas que oferecem vagas para o ensino superior. Através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) os estudantes são submetidos a uma avaliação extensa onde eles são avaliados em várias áreas do conhecimento com provas de linguagens, código e suas tecnologias, prova de ciências humanas e suas tecnologias, ciências na natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação.

Em várias escolas que oferecem ensino médio todo o ensino é focado para preparar os alunos para o vestibular que acontece no final do ano, a dedicação das instituições e dos alunos é grande, já que os cursos são bem concorridos. Poucas vagas em relação ao número de inscritos e ainda uma nota de corte que cresce todos os dias no período do SISU algumas aprovações são bem difíceis, principalmente quando se fala no curso de medicina.

Cursar medicina é um sonho para muitos alunos que se preparam arduamente para alcançar a aprovação com uma boa nota no vestibular. Alunos esses que se preparam muitos anos para isso, que pagam cursinhos durante todo o ensino médio e que estudam inúmeras horas por dia pois só serão selecionados os alunos com melhor classificação de acordo com suas notas no exame.

Como funciona o ENEM?

O ENEM é uma prova avaliativa que é realizada próximo ao final do ano letivo e acontece em dois dias, dois finais de semana, no primeiro dia é aplicado a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação que sempre aborda um tema atual e social que sempre promove o questionamento dos alunos sobre os temas anuais. No segundo dia é aplicado as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, onde em comparação ao primeiro dia o tempo de duração é menor.

Pensando em toda a dificuldade dessa avaliação que é extremamente extensa e no tempo de preparação que os alunos possuem para a realização da prova algumas dicas são essenciais para todos que vão prestar o vestibular.

  1. Utilize o ano de realização do vestibular para estudar os principais assuntos e revisar algo que ficou para trás, alguns canais no Youtube ou sites oferecem uma listagem com os assuntos que caem no ENEM 2021.
  2. Treine redação produzindo algumas com temáticas de anos anteriores para se acostumar com o estilo cobrado, quanto mais fizer melhor, a redação ENEM 2021 é uma das provas que mais promove diferença na nota final.
  3. Como o tempo é corrido para a quantidade de questões presentes na prova e ainda a redação faça simulados para cronometrar o tempo de realização e ir ajustando a realidade que será submetido.
  4. Na semana da prova descanse um pouco, você se preparou o ano todo, merece pegar leve para não estar sobrecarregado no dia da prova.
  5. Mantenha a calma e não esqueça de levar água, caneta preta e seu documento oficial com foto.

Diante disso, é necessária toda a dedicação dos alunos que estão para prestar o vestibular, saber da realidade que será enfrentada com toda a concorrência, mas mesmo assim manter a calma, pois assim todo o esforço realizado durante o ano será recompensado com a aprovação no dia do resultado do SISU.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *