Como Contratar um Financiamento Estudantil?

Se você está prestes a ingressar na graduação ou pretende se inscrever no ENEM nos próximos anos, é bom estar ciente de todas as opções que você possui para pagar as mensalidades da faculdade, principalmente se já deseja ingressar em uma faculdade privada. Nem sempre todos possuem condições de arcar com o alto valor das mensalidades, por isso estar ciente da existência de financiamentos estudantis pode ajudar na hora de tomar uma decisão.

O financiamento estudantil é uma forma de você estudar, pagando menos na mensalidade ou pagando o valor total depois de se formar. A seguir, entenda como contratar um financiamento estudantil.

Financiamento Estudantil

O financiamento estudantil geralmente é oferecido por instituições bancárias e exige do estudante uma determinada renda ou que ele apresente um fiador. Alguns financiamentos estudantis exigem conta bancária, enquanto outros como o PRAVALER possuem um processo menos burocrático onde o estudante não precisa de conta.

Financiamento Estudantil

Financiamento Estudantil. Imagem: divulgação

Os financiamentos estudantis também possuem taxas de juros, por isso é sempre interessante avaliar mais de uma opção e fazer as contas para conferir qual sai mais barato para você. Em geral, para solicitar um financiamento estudantil, você já deve estar com a vaga garantida na universidade e deve ter a renda necessária ou apresentar um fiador que atenda aos requisitos.

Como Contratar um Financiamento Estudantil?

A contratação de um financiamento estudantil geralmente é feita em uma instituição bancária. No entanto, há algumas exceções. O FIES, por exemplo, inicialmente sua inscrição deve ser feita online, no site do próprio financiamento estudantil. Depois, se todos os documentos estiverem corretos e você for aprovado, é necessário ir até a instituição bancária para assinar o contrato.

Tudo depende e é preciso conferir com a própria empresa responsável pelo financiamento estudantil. Mas basicamente todas suas informações são avaliadas pela empresa e se você atende a todos os requisitos, recebe o financiamento estudantil.

3 Melhores Financiamentos Estudantis

Há alguns financiamentos estudantis que se destacam pelas condições oferecidas. O FIES, por exemplo, permite que o estudante pague suas mensalidades depois de já estar formado e empregado. Apesar disso, exige conta bancária e também cobra juros que são pagos a cada 3 meses, no valor de R$150.

Melhores Financiamentos Estudantis

Melhores Financiamentos Estudantis. Imagem: diuvlgação

Além do FIES, podemos falar sobre o PRAVALER, definitivamente um dos melhores créditos estudantis dos últimos tempos. A empresa facilita o procedimento de conseguir um financiamento estudantil e nem exige conta bancária: tudo pode ser feito online, inclusive o envio dos documentos. Para melhorar ainda mais, são mais de 500 instituições parceiras em todo o país, você só precisa acessar o site, conferir se sua faculdade é conveniada e contratar.

O PRAVALER é semestral, por isso você deve solicitar a renovação no final de cada semestre, até o final do curso.
Além disso, o Santander também oferece um financiamento estudantil. É possível conseguir um financiamento para graduação e/ou pós-graduação. Todas as informações sobre o financiamento estudantil podem ser obtidas no site da instituição ou indo até a agência bancária mais próxima de você. É necessário ter fiador.