Conheça os principais processos seletivos da região Sul do Brasil

Vai chegando a época do vestibular e todos os jovens começam a se preparar para todos os possíveis processos seletivos espalhados pelo Brasil a fora. Com o vestibular muitos alunos e ex alunos enxergam uma chance de mudar de vida completamente, o ingresso no ensino superior significa uma mudança de vida e a realização de um sonho que as vezes parece muito distante. No sul do país algumas instituições como a UFPR e a UFSC oferecem o processo seletivo para a entrada de novos alunos em seus cursos e a concorrência é considerada alta.

Conhecendo um pouco mais sobre a UFPR

A universidade federal do Paraná é uma das universidades mais antigas do país e desde a sua formação ela é referência em ensino para todo o Brasil. Cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado são oferecidos com uma extrema qualidade através da presença de professores excelentes que são responsáveis por prepararem os alunos para desempenharem papeis de destaque em suas áreas de atuação.

Para os interessados no ingresso a UFPR todos os anos é realizado o vestibular tradicional que é dividido em duas etapas, onde a primeira etapa é responsável pela aplicação de uma prova com 80 questões e a segunda é marcada por uma redação e perguntas especificas dos cursos que os alunos têm interesse. O vestibular UFPR 2021 é a principal forma de ingresso a instituição e algumas vagas remanescentes são ocupadas através do SISU e do Provar. São diversos os cursos ofertados pela instituição e os alunos podem optar pelo que mais se encaixa em seu perfil para iniciarem assim os seus estudos.

A Universidade Federal de Santa Catarina e suas ofertas

A UFSC é uma das principais universidades do sul do país e tem como principal objetivo promover o ensino, a pesquisa e a extensão a todos os seus jovens alunos que entram na instituição com o desejo de saírem formados e como bons profissionais de suas áreas. Para conseguir ingressas nessa universidade existem algumas formas, onde as principais são através do SISU, vestibular tradicional, transferências e retornos. Apesar de todas essas alternativas para conseguir uma vaga na instituição o vestibular tradicional, vestibular UFSC 2021, é a principal forma para que novos alunos ingressem na universidade.

São mais de cem cursos oferecidos só de graduação e em um de seus últimos vestibulares foi oferecido mais de quatro mil vagas para novos alunos. Todas as vagas são bastante concorridas e o vestibular é aplicado em três dias com três avaliações diferentes, sendo uma de linguagens, matemática e biologia no primeiro dia, no segundo dia é aplicado uma prova na área de ciências humanas e sociais com algumas questões interdisciplinares e no ultimo dia de prova acontece a elaboração da redação.

A UFPR e a UFSC são algumas das principais universidades presentes no sul do país e tem como responsabilidade promover um ensino de qualidade para milhares de jovens espalhados no Brasil todo interessados nessas instituições. Esses jovens através do SISU e do vestibular tradicional conseguem participar de seus processos seletivos para assim conseguirem a tão desejada e concorrida vaga.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *