Cursos mais concorridos no SISU 2021

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) consiste em um sistema do Ministério da Educação todo informatizado onde as instituições de ensino publico superior oferecem vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos que apresentarem boas notas na avaliação e que não tenham zerado nenhuma prova ou a redação são selecionados e começam o tão esperado curso em uma universidade pública.

Para conseguirem a aprovação alguns candidatos se preparam arduamente, principalmente se a sua escolha de curso for um dos mais concorridos que apresentam altas notas de corte. Todo o ensino médio é focado na realização do Enem e logo após a prova o foco corre todo para o Sisu.

Como funciona o Sisu?

O Sisu abre suas inscrições duas vezes ao ano e todos os candidatos que realizaram a prova do Enem podem se inscrever. Para realizar a inscrição é necessário que alguns requisitos sejam atendidos, como é o caso da realização do Enem mais recente, já que será através da nota obtida que os estudantes irão tentar uma vaga em alguma instituição de ensino superior.

Com a divulgação do calendário as inscrições são feitas diretamente no site do programa onde os estudantes irão fornecer o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada no site do exame.

Após o fornecimento da inscrição do Enem os candidatos passam para a próxima etapa que eles poderão se inscrever em duas opções de cursos que sejam de sua preferência. A ordem de inscrição é bastante importante, já que a primeira opção escolhida será a de preferência na seleção.

Durante o período do Sisu os candidatos poderão mudar as suas escolhas de cursos e de faculdades, se assim desejarem. No final do prazo das inscrições o Sisu seleciona os candidatos que ficaram mais bem classificados nos cursos, de acordo com a nota do Enem.

Cursos que apresentam maior concorrência no Sisu

Todos os anos alguns cursos marcam presença na lista dos cursos mais concorridos do Sisu. Esses cursos por serem os mais concorridos concentram um maior número de candidatos interessados e consecutivamente maior nota de corte, já que para conseguirem garantir sua vaga é necessário se destacar aos outros concorrentes.

Medicina

Medicina com toda certeza todos os anos marca presença obrigatória na lista de cursos mais concorridos. Em todo o Brasil milhares de estudantes se dedicam anos e anos para conseguirem uma boa nota no Enem para que assim consigam uma boa nota e que sejam classificados. Em alguns estados essa nota de corte passa dos 900 e dificulta e muito a entrada dos estudantes ao curso.

Engenharia

Engenharia também é um dos cursos que apresentam uma grande concorrência. Por algumas universidades adquirirem o processo de seleção unificada de todos os cursos de engenharia e só depois já dentro da universidade os alunos escolhem sua área de interesse a concorrência se torna bem maior, já que a concorrência é com candidatos de outras engenharias.

Direito

Direito assim como os outros cursos acima apresentam notas bastante elevadas. Devido a isso a concorrência é gigantesca, e para conseguir uma vaga na universidade desejada a dedicação deve ser grande.

Conseguir uma vaga em uma universidade pública muitas vezes não é uma tarefa fácil, a concorrência aumenta todos os anos e isso vem dificultando a vida dos candidatos que sonham muito em adquirir uma vaga em alguma universidade pública devido ao ótimo ensino e todos os benefícios que elas trazem a carreira profissional desses estudantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *