Desafios e benefícios de voltar a estudar após os 50 anos

A educação é sem dúvidas um dos pontos mais importantes a serem investidos em uma sociedade. É um direito fundamental a toda população e sua importância vai além de motivos individuas, ela atinge todo o país.  Seu cumprimento e valorização influenciam diretamente na economia, saúde e diminuição da violência. Com uma população instruída um efeito cascata se cria a partir disso, pessoas mais qualificadas no mercado de trabalho para movimentar a economia gerando mais empregos, diminuição da violência, pois melhores condições são oferecidas a sociedade, e tudo isso proporciona uma saúde melhor a todos.

A educação muitas vezes para algumas pessoas é dita como um privilégio. Diante de algumas situações milhares de pessoas são levadas a abandonar os estudos e irem em busca de um emprego para garantir o sustento da casa e de suas famílias e acabam demorando a voltar com os estudos, em casos que voltam.

As obrigações acabam tomando todo o tempo e energia, mas voltar a estudar independentemente da idade só traz benefícios, seja para finalizar o ensino fundamental e médio, estudar para o Enem ou uma faculdade. Geralmente a decisão de voltar com os estudos rodeiam objetivos como mudar de carreira, evoluir dentro da profissão, adquirir mais conhecimento ou conquistar o sonho de se formar.

As pessoas que decidem voltar com os estudos aproveitam de programas como o Encceja para retomarem os estudos e conseguirem se formar. As provas do Encceja 2022 se aproximam e são ofertadas todos os anos, para quem não queira realizar no próximo anos, basta se informar através da página do participante Encceja e ficar por dentro de todas as informações divulgadas por lá.

Nunca é tarde para voltar a estudar e realizar um curso, seja ele superior ou não. Atualmente o incentivo a educação vem crescendo e inúmeras são as possibilidades desse retorno ao ensino, principalmente para uma graduação ou curso técnico. Programas públicos e privados possibilitam o ingresso de pessoas com a idade mais avançada em cursos que até então em sua maioria só eram cursados por jovens.

Oportunidades como essas promovidas pelo Encceja promovem a diversas pessoas a possibilidade de voltar a estudar e assim conquistarem seus objetivos tanto pessoais quanto profissionais, se qualificando e agregando cada vez mais conhecimento de uma forma acessível para todos. A idade é só um número e não tem nenhum motivo para parar ninguém de fazer algo, principalmente estudar.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *