Letras ou pedagogia? Saiba qual a graduação combina mais com você!

Quando se está prestando vestibular e está chegando a hora de decidir qual curso escolher algumas pessoas que desejam lecionar e trabalhar em escolas ficam com uma enorme dúvida sobre qual cursos escolher pois dentre as opções existe letras e pedagogia, onde ambas proporcionam esse desejo, mas quando comparadas são bastante diferentes. Para tirar todas as dúvidas e para que a escolha seja feita de forma mais rápida separamos algumas informações sobre esses dois cursos incríveis para que você consiga descobrir qual combina mais com você.

Letras

Os profissionais formados nesse curso são capazes d entender o funcionamento da língua portuguesa, de idiomas estrangeiros e de literatura. Durante o curso os estudantes aprendem a estrutura da língua, sua história, literatura, meios de comunicação e interação.

Na conclusão do curso os alunos decidem se especializar em alguma língua moderna que podem ser inglês, espanhol, francês e alemão ou alguma língua clássica como latim e grego.

Os alunos formados nesse curso podem atuar no mercado de trabalho em escolas de idioma, escolas de ensino fundamental e médio, cursinhos preparatórios para vestibular, universidades, editoras, agencias de publicidade e entre outras opções, o mercado é bem abrangente.

A graduação pode ser na modalidade bacharelado, licenciatura ou pós-graduação e além das possibilidades ditas acima para o mercado de trabalho os profissionais da área também podem atuar sendo secretario, escritor, crítico e revisor de textos.

Pedagogia

Os profissionais formados em pedagogia entendem sobre os principais métodos de ensino, administração de escolas e condução de assuntos educacionais, sua função é trabalhar para garantir e manter a melhor qualidade educacional possível na instituição de ensino.

Possui como principais campos de atuação a área administrativa e a área de ensino atuando como professor. Quando é um profissional de escolas publicas estes devem estabelecer e fiscalizar toda a legislação do ensino do país e garantir que sejam cumpridas todas as normas. Quando esses profissionais atuam como professores lecionam em turmas iniciais do ensino fundamental e acompanham o processo de aprendizagem de todos os alunos.

Para quem se interessar em cursar qualquer um desses dois cursos é possível encontrá-los na rede de ensino publica onde os alunos deverão prestar o vestibular ENEM e logo em seguida se inscreverem no SISU. Já para quem deseja fazer em uma faculdade particular é possível conseguir bolsas de estudos através das inscrições ProUni 2022, nesse caso é importante ficar atento ao cronograma com as datas mais importantes do Prouni e então dar start a sua carreira dos sonhos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *