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O uso da inteligência artificial no marketing digital

O uso da inteligência artificial no marketing digital
O uso da inteligência artificial no marketing digital - Tara Winstead (Pexels)

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Em 2023, a Inteligência Artificial ganhou muita força em todo o mundo. No Brasil, não foi diferente. Pesquisas apontam que o país é o maior consumidor dessas tecnologias dentre toda a América Latina. Além disso, 90% das empresas nacionais utilizam ou já utilizaram ferramentas de IA para análise de dados e outras previsões costumeiras.

No marketing digital, essa tendência pode ser ainda mais forte, segundo pesquisa do Google, 32% das empresas de marketing e publicidade utilizam Inteligência Artificial em seu dia-a-dia.

E não pense que é só do Chat GPT e outros chatbots correlatos que estamos falando. O uso da IA nesse segmento pode variar desde a automatização de tarefas pontuais até a criação de conteúdo.

Usos da IA no marketing digital

O uso de ferramentas de inteligência artificial para o segmento da comunicação é diverso. Confira alguns exemplos práticos a seguir:

Personalização de Conteúdo: Sistemas de recomendação baseados em IA são utilizados para personalizar a experiência do usuário, a partir da recomendação de produtos, conteúdos ou ofertas, tendo como base o histórico de navegação e comportamentos anteriores detectados.

Exemplos: Amazon Personalize, Dynamic Yield.

Automação de Marketing: Um ponto muito importante que pode ser automatizado com IA é o SAC. Isso é realizado com o uso de chatbots e assistentes virtuais, que realizam interações com os clientes, além, é claro, de estarem aptos a responder perguntas padrões, fornecer suporte ao cliente 24h e, em alguns casos, realizar transações simples.

Exemplos: HubSpot, Marketo, Drift (para chatbots).

Análise de Sentimento: A partir do uso de ferramentas de IA para monitorar redes sociais, avaliações no Google e outros canais, é possível analisar o sentimento de seus usuários de forma automática e com uma ampla base de insights valiosos para estratégias de marketing.

Exemplos: randwatch, Hootsuite, Sentiment Analysis API.

Otimização de SEO: Algoritmos de IA podem analisar dados de pesquisa, identificar padrões de comportamento do usuário e ajudar na otimização de conteúdo para melhorar os rankings nos motores de busca.

Exemplos: Moz, SEMrush, Ahrefs.

Automação de E-mails: uma das estratégias de marketing que pode ser beneficiada com o uso de IA é o e-mail marketing. Poder fazer isso de forma automatizada, desde a segmentação do público até a entrega dos e-mails e remarketing, aumenta, e muito, a eficácia dessas campanhas.

Exemplos: Mailchimp, SendGrid, Salesforce Marketing Cloud.

Vantagens e desvantagens do Uso da IA no Marketing digital

Vamos ao que interessa: é positivo ou não para as empresas contar com o apoio de ferramentas de inteligência artificial? Essa resposta, deixamos para você, após analisar as principais vantagens e desvantagens desse uso. Vamos lá:

Vantagens

Eficiência Operacional: Como comentamos acima, o uso de ferramentas de IA no cotidiano de profissionais de marketing digital permite a automatização de tarefas comuns e repetitivas, o que economiza tempo e recursos humanos.

Análise de Dados Avançada: Com as ferramentas certas, você tem a possibilidade de obter insights detalhados, mesmo processando grandes volumes de dados. Isso é muito importante para a tomada de decisões, principalmente em uma Agência Data-Drive.

Maior Retorno sobre Investimento (ROI): Com a possibilidade de segmentar melhor as campanhas, analisar de forma aprimorada os dados obtidos e outros fatores, é possível obter um ROI mais elevado.

Desvantagens

Custo Inicial e Manutenção: Para uma operação automatizada, os custos com as ferramentas de IA podem ser muito altos, principalmente se considerarmos empresas de pequeno e médio porte.

Risco de Viés: Algoritmos de inteligências artificiais são baseados no machine learning. Isso quer dizer que as ferramentas aprendem constantemente com as informações que recebem e buscam. A desvantagem, nesse caso, é que, podem se basear em dados de treinamento tendenciosos, levando a decisões discriminatórias.

Privacidade e Segurança: Esse tópico não é necessariamente uma desvantagem. Trata-se de uma preocupação que todo e qualquer negócio que mexe com dados de outras pessoas deve ter. É preciso estar muito atento aos requisitos da LGPD, para estar segundo a legislação e operar sem preocupações.

Conclusão

Se você ainda não sabe se considera um aspecto importante ou não apostar no uso da inteligência artificial, não tem problema! O que importa mesmo é estar dentro das tendências do marketing digital, metodologia muito importante para a ascensão de negócios. 

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