Quais são os maiores desafios da educação a distância no Brasil?

Com a pandemia do novo Coronavírus, a Educação a Distância, também conhecida pela sigla EAD, passou a ser uma das principais alternativas para que o ensino continuasse normalmente. Porém, foi ai que conseguimos notar seus pontos positivos e negativos e o quanto o Brasil precisa melhorar nessa área. 

Não é apenas de hoje, mas cada vez mais a Educação a Distância tem crescido no Brasil. Em 2017, cerca de 7 bilhões de brasileiros estudavam de forma online, em 2019, o número aumentou para 21%. 

As vantagens do ensino a distância é pode estudar em casa e fazer o próprio horário, não precisando gastar com transporte ou enfrentar os desafios. Por outro lado, muitos especialistas e até mesmo pessoas comuns especular que a EAD pode não ter a mesma qualidade de ensino de uma educação presencial, já que diminui o contato entre aluno e professor, assim como também a disposição.

Apesar das críticas frequentes e constantes obstáculos que enfrenta, o ensino a distância possibilitou a entrada de milhares de brasileiros no ensino técnico e superior. No entanto, há alguns desafios a serem superados. A seguir, você poderá conferir os principais!

Desafios da Educação a Distância no Brasil 

Com o avanço da tecnologia, a Educação a Distância se tornou cada vez mais a opção de ensino de muitos brasileiros que desejam ingressar no ensino técnico ou superior. 

No entanto, sabemos que o essa modalidade de ensino ainda enfrenta inúmeras dificuldades aqui no Brasil. 

Embora sejam evidentes os avanços do EAD em termos de tecnologia, metodologias e qualidade de ensino, as aulas presenciais ainda são consideradas pela maioria das pessoas como mais seguros e confiáveis. 

A seguir, confira alguns dos principais desafios do Ensino a Distância no Brasil:

  • Capacitação profissional e tecnológica: Ao passar dos anos, as formas de aprender e ensinar foram passando por transformações. O Ensino a Distância tem cada vez mais ganho força aqui no Brasil. No entanto, ainda falta muito para que a capacitação profissional e tecnológica chegue a um nível elevado. Apesar disso, muitos professores estão sempre buscando inovar e trazer o melhor para seus alunos. 
  • Falta de investimento em pesquisas: O Brasil ainda sofre com a falta de investimento em pesquisas, principalmente de cunho científico sobre o processo de ensino-aprendizagem. 
  • Desconfiança no mercado: Mesmo com o avanço dessa modalidade, muitas empresas “julgam” os alunos do EAD como “preguiçosos”, embora o ensino também exija bastante do estudante. É possível notar a desconfiança com o currículo e com a qualificação dos candidatos a vagas de emprego. 
  • Melhorias quanto à qualidade do ensino: Os críticos do EAD sempre o acusaram de ter menos qualidade que o ensino comum, ou seja, o presencial. No entanto, isso não é verdade! O Ensino a Distância possui suas vantagens e desvantagens, assim como o presencial. 

Vale lembrar que, apesar de ser EAD, muitas universidades que adotam essa modalidade exigem que o candidato ao curso tenha realizado as inscrições para o ENEM em 2021 e realizado a prova para ingressar. Sendo assim, é de suma importância que você tenha uma boa nota tanto na prova objetiva, como também na redação ENEM 2021!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *