Veja como preparar um rotina de estudos de segunda a sexta

Independente de qual sejam os propósitos do seu estudo, ter uma rotina para estudar pode ser uma solução simples para visualizar todo o material necessário e alcançar seus objetivos. Você sabe como estabelecer essa rotina? Veja a seguir como prepará-la:

Confira todo o conteúdo a ser visto

Separar por escrito todo o conteúdo que você for estudar é uma etapa fundamental, principalmente para quem estará visualizando mais de uma matéria ou área de conhecimento.

Se possível, elabore uma tabela, assim será mais fácil saber o que ainda precisa ser visto e será mais difícil deixar de estudar algo.

Faça uma previsão de dias para distribuir os conteúdos

Esta dica é quase um cálculo médio do tempo disponível e dos conteúdos a serem estudados, e é funcional para quem precisa visualizar assuntos diversos de matérias variadas.

Depois de organizar a lista de assuntos, verifique o tempo disponível para se preparar e assim, você terá a média de assuntos a serem estudados por dia, semana e mês.

Separe um horário fixo

O horário de estudo deve ser respeitado. É importante separar um momento do dia que seja propício para atividades calmas como o estudo.

Estar habituado ao horário fixo será um ponto fundamental para que você crie a sua rotina de estudos, já que o seu corpo estará acostumado a atividade do estudo a esta determinada hora.

Adicione um tempo para resolução de exercícios

A resolução de exercícios é uma etapa indispensável para o seu estudo, já que será o momento de fixar os conteúdos na sua mente e praticar o que foi aprendido.

O ideal é promover a resolução de atividades ao final de cada novo assunto, mas isto também pode ser feito mensalmente como uma avaliação. No caso de estudos para grandes seleções, vale a pena buscar por exames antigos na internet para praticar.

Crie um espaço de estudo

O espaço de estudos é muito importante e deve ser elaborado de maneira funcional. Você pode separar um canto silencioso e que seja confortável para você.

Duas dicas para a elaboração deste espaço são: manter todo material que será necessário para a hora do estudo acessível e manter as possíveis distrações longe desse ambiente.

Faça revisões

Para que os assuntos estejam frescos em sua mente, você deve incluir na sua rotina revisões. Esta dica é valiosa para quem estará estudando um grande número de conteúdos.

Dificilmente você conseguirá armazenar todo o material visto por dia e neste ponto, as revisões poderão garantir o aprendizado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *